O clima polar ocorre nas costas eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca e na Antártida.
As temperaturas médias mensais são muito baixas. No Inverno chegam a atingir valores inferiores a -50ºC. No Verão as temperaturas médias raramente ultrapassam os -10ºC. A amplitude térmica anual é muito elevada. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe. Também é um clima que apresenta altas amplitudes térmicas.A precipitação é muito reduzida, ocorrendo, sobretudo, na estação mais quente.
Clima temperado possui média acima de 10º C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18º C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas.
Clima desertico tem uma pequena quantidade de chuvas e uma grande amplitude térmica. Ocorre tanto em áreas tropicais e em áreas temperadas: Clima desertico também pode ser conhecido como clima árido.
O clima equatorial que acontecece no mundo possui as mesmas características do que acontece no Brasil, ele é caracterizado pela alta média de temperatura e pela alta pluviosidade e acontece em regiões proximas à linha do Equador.
Os climas tropicais são caracterizados por temperaturas elevadas - todos os meses do ano apresentam temperaturas médias de 18 °C ou superiores. Esses climas podem ser divididos em: Tropical de floresta onde a precipitação de pelo menos 60 mm. Estes climas são típicos de regiões próximas ao equador, e não têm estações do ano. Como por exemplo: Cingapura, Belém, Cabinda. Tropical de monções, mais comum no sul da Ásia e leste da África, resulta dos ventos de monções que mudam de direção de acordo com as estações este clima tem um mês mais seco, com menos de 60 mm de chuva. Clima tropical úmido e seco ou de savana com uma estação mais seca.